A curva ABC é um método muito usado para categorizar e classificar informações de acordo com a importância e o impacto de cada item no faturamento.
Para montar uma curva ABC perfeita, você precisa seguir 3 passos essenciais:
1° Levantamento de dados, como: produto, quantidade de vendas, preço médio de venda e valor total de vendas.
2° Classificação dos dados, seguem a regra:
Curva A: produtos com muito giro e não podem faltar no estoque; Representam 20% do estoque e podem gerar até 80% da receita.
Curva B: produtos que oscilam nas vendas e precisam ser repostos com rapidez, gerando até 30% do estoque.
Curva C: são dificilmente vendidos e podem levar mais tempo para serem repostos. Representam 50% do estoque.
3° Plano de ação é o momento para traçar alguns planos.
Curva A
São os produtos que têm mais importância em sua farmácia, não podendo ser negligenciados, ou seja, não podem faltar nas glândulas e prateleiras.
Curva B
Produtos que tem média importância em sua farmácia. Planeje bem a compra para não ter problemas com produtos no estoque.
Curva C
Produtos que garantem 50% do estoque da sua farmácia, compondo o Mix de produtos. É muito importante verificar se os clientes sabem que a farmácia oferece tais produtos da Curva C.
A Curva ABC pode revolucionar a sua farmácia, informe-se sobre o programa e tenha um ótimo retorno lucrativo.