Os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus trouxeram inúmeras alterações na rotina de muitas pessoas. A quarentena afetou todas as idades, mas principalmente os idosos, que estão mais expostos a desenvolver complicações.
Por estarem inseridos no grupo de risco, o apoio familiar é essencial para garantir saúde e proteção. O momento pede isolamento, mas isso pode causar consequências para a saúde mental, pois há uma grande mudança na rotina. Por isso, os cuidados neste período devem ser redobrados, individualizados e com medidas preventivas essenciais para superar esse período:
– Alguns idosos têm dificuldade de compreender a necessidade do isolamento, por isso é relevante explicar a situação e mostrar as consequências e os benefícios de seguir as orientações/regras impostas pelo momento.
-Todos necessitam exposição ao sol;
– É necessário que os idosos mantenham uma rotina;
– Estimular a prática de atividades, caso gostem, como leitura, artesanato, assistir um filme e realizar jogos. Aos que carecem de cuidados uma sugestão é ouvir músicas que trazem boas recordações e energias.
– Caso a pessoa idosa não tenha mais condição de cozinhar, fornecer uma alimentação completa.
– Caso os idosos consigam utilizar o telefone celular ou acessar a internet, esses meios devem ser inseridos na rotina para amenizar o isolamento.